Pet

Você sabe qual a frequência ideal de lavar e higienizar o seu mascote?

Dandara Flores Aranguiz

"

O banho é um dos momentos mais importantes de interação entre o tutor e o animal de estimação. É nessa hora que ele é alisado, lavado e escovado. É nessa hora, também, que você acaba examinando o seu mascote e consegue perceber se existe algum problema com ele.

10 motivos para adotar um animalzinho de rua 

Mas para que esse momento realmente seja prazeroso e faça bem ao seu cão ou gato, a médica veterinária Camyla Silveira recomenda alguns cuidados, como a frequência dos banhos e os produtos de higiene utilizados. De acordo com ela, cães e gatos têm necessidades diferentes de serem lavados e higienizados. 

Descubra as vantagens e os perigos de dormir com o animalzinho de estimação

– Normalmente, o gato que é mais peludo precisa ser tosado no início do verão e do inverno, para escovar e tirar o pelo morto. A frequência de banho em gatos é bem esporádica, até porque eles não gostam. Uma vez por mês e olhe lá. É muito estressante para os felinos, então o quanto a pessoa puder evitar, melhor – aconselha. 

Cães estão mais sujeitos a infecções nos olhos

Para cães, o banho é indicado no máximo uma vez por semana. Mais que isso é prejudicial. Segundo a veterinária, o banho em excesso em cachorros tira a proteção natural da pele e da flora bacteriana do animal, podendo provocar uma alergia, sensibilidade ou infecções na pele, como a piodermite. Quais produtos usar?

Sete cuidados fundamentais para proteger seu pet do frio

Os produtos aplicados no mascote devem ser de uso veterinário, e não humano. O sabão de coco e shampoos e condicionadores de pessoas é totalmente contraindicado para animais, pois irrita a pele e tem o PH inadequado para os bichos. Animaizinhos com problemas de pele precisam utilizar um produto adequado e receitado pelo veterinário.Sabonetes de enxofre são indicados para problemas de oleosidade e, geralmente, são usados na pré-lavagem, antes da aplicação do shampoo de preferência do dono. Se usado em pets que não têm doença, a pele fica ressecada.

Foto: Manuela Balzan / Agencia RBS

Dicas: 

– Recomenda-se um local seguro para o animal e para o dono, água morna, secador e toalha. O animal deve estar calmo e acostumado a essa rotina.

– Antes de iniciar o banho deve-se colocar algodão nos ouvidos para evitar entrada de água. l Deve-se iniciar o banho pela cabeça em direção ao corpo, tomando cuidado especial com os olhos e ouvidos.

– Deve-se iniciar a secagem com uma toalha, enxugando bem a cabeça e orelhas, retirando, então, o algodão dos ouvidos e depois secar o corpo. O uso ou não do secador vai depender do tipo de pelagem e da temperatura ambiente. Animais de pelo longo ou denso precisam de secadores. Animais de pelo curto, em dias quentes, o uso somente da toalha pode ser suficiente.

– Os olhos devem se"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Você sabe quais as diferenças entre ser colecionador e acumulador?

Próximo

Dançar faz bem para o corpo, mente e ajuda na superação de problemas

Vida